Direção
Presidente: Raquel Matos
Licenciou-se em Medicina Veterinária pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em 2008. Doutorada em Ciências Veterinárias com tese na área do comportamento canino pela University of Veterinary Medicine and Pharmacy in Košice. Realizou Pós-graduações em Comportamento e Bem-estar Animal pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) e Ciência de Animais de Laboratório pelo Life and Health Sciences Research Institute (ICVS) e com diversas formações nas áreas de medicina comportamental, treino, etologia e bem-estar animal. É professora auxiliar na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e colabora em projetos de investigação no âmbito do comportamento e bem-estar animal. Integra a Direção da Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento e Bem-estar Animal (PsiAnimal) desde a sua fundação em 2011 e atualmente exerce as funções de Presidente desta Associação. É membro da European Society of Veterinary Clinical Ethology (ESVCE) e da International Association of Animal Behavior Consultants (IAABC).
Vice-Presidente: Diana Jacinto
Mestrado em Medicina Veterinária (2011) pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologias (ULHT), com dissertação subordinada ao tema “Bem-estar Animal em Explorações Leiteiras – Perceção dos Produtores vs. Realidade”. Pós-graduação em “Clínica e Maneio de Ruminantes” (2010) na Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologias (ULHT). Docência (2011-2015) de diferentes unidades curriculares, relacionadas com animais de produção e animais de companhia, do curso de Medicina Veterinária da Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologias (ULHT). Colaboração, como docente, no Curso de Especialização Tecnológica em Cinotecnia: Treinadores de Cães. Membro desde o seu ano de fundação (2011) da Direção da Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento e Bem-estar Animal (PsiAnimal). Atualmente exerce Clínica de Animais de Companhia. As suas áreas de interesse incluem o comportamento e bem-estar de animais de produção, nomeadamente a relação entre bem-estar e rentabilidade das explorações pecuária, medicina interna e comportamento e bem-estar de animais de companhia.
1º Secretário: Maria Isabel Santos
Licenciada em Medicina Veterinária pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em 2001, realizando desde então Consultas de Medicina do Comportamento de Cão e de Gato em diferentes Clínicas e Hospitais Veterinários na região do Grande Porto. Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em 2012, com dissertação sobre o tema “Epidemiologia das alterações comportamentais em cão e gato da consulta de referência em Portugal”. Coordenadora científica e formadora do Instituto Português de Psicologia (INSPSIC) em cursos avançados pós-universitários na área do Comportamento e Bem Estar Animal e do Treino em Animais de Companhia. Colaboradora do Centro Para o Conhecimento Animal (CPCA). Membro da atual Direção da Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento e Bem-estar Animal (PsiAnimal)e sua associada afiliativa desde o seu ano de fundação (2011). Membro da European Society of Veterinary Clinical Ethology (ESVCE) desde 2013. Docente convidada na Escola Universitária Vasco da Gama (EUVG) desde 2018 e atualmente responsável pelas unidades curriculares de Comportamento e Bem-Estar Animal e de Nutrição Clínica no ciclo de estudos de Mestrado Integrado em Medicina Veterinária. Oradora em diferentes eventos e com publicações, a nível nacional e internacional, na área do Comportamento e Bem-Estar de Animais de Companhia.
2º Secretário: Catarina Bacelar
Licenciada em Biologia pela Universidade de Évora em 2009 com dissertação sobre o tema “Avaliação da Resposta Imunitária de Porcos Alentejanos (Sus ibericus) à Vacina da Gripe Humana Administrada em Reforço de Vacinação por Via Intramuscular”. Pós-graduada em Comportamento e Bem-Estar Animal em 2011 pelo Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA) e com trabalho final sobre o tema “Efeito do Enriquecimento Ambiental no Comportamento de Cães Alojados num CROA”. Mestre em Neurociências Cognitivas e Comportamentais pelo Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA) em 2017 com dissertação sobre o tema “Do dogs predict a conspecific’s next action based on its gaze?” e realizado no Clever Dog Lab na Universidade de Medicina Veterinária de Viena. Membro da atual Direção da Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento e Bem-Estar Animal (PsiAnimal), sendo associada afiliativa desde a sua fundação em 2011.
Tesoureiro: Joana Pereira
Em 2014 concluiu o Mestrado Integrado em Medicina Veterinária na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e desde então exerce funções como Médica Veterinária de Animais de Companhia. Em 2017 terminou a Pós-graduação em Intervenção na Doença Comportamental de Animais de Companhia ministrada pelo Instituto Português de Psicologia (INSPSIC) e o Centro Para o Conhecimento Animal (CPCA). É membro da Direção da Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento e Bem-estar Animal (PsiAnimal) e da European Society of Veterinary Clinical Ethology (ESVCE) desde 2017. Atualmente realiza consultas de Etologia Clínica em Animais de Companhia no Centro Para o Conhecimento Animal (CPCA) e é residente do European College of Animal Welfare and Behavioural Medicine (ECAWBM) na especialidade de Medicina do Comportamento.
Assembleia Geral
Presidente: George Stiwell
1º Secretário: Adélia Pereira
Licenciada em Medicina Veterinária pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em 1999. Desde essa data exerceu Clínica de Animais de Companhia até assumir funções de Médica Veterinária do Município do Porto onde permaneceu 12 anos até transitar para Paredes, sua terra natal, onde se mantém até à data a exercer funções de Médica Veterinária deste Município. Obteve o grau de Mestre em Saúde Pública pela Universidade do Porto no ano de 2007. Concluiu em 2018 a pós-graduação em Intervenção na Doença Comportamental em Animais de Companhia ministrada pelo Instituto Português de Psicologia (INSPSIC) e o Centro Para o Conhecimento Animal (CPCA). Foi membro do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) entre 2013 e 2020, assumido o cargo de Presidente deste Conselho Regional em 2016. Atualmente faz parte do Conselho Diretivo da Ordem dos Médicos Veterinários (OMV). Associada da Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento e Bem-estar Animal (PsiAnimal) desde 2012 e seu Primeiro Secretário da Assembleia Geral desde 2017. Durante todo o seu percurso profissional tem colaborado com várias instituições públicas e privadas, com ações de sensibilização na área do comportamento e bem-estar animal em associações de proteção animal, escolas primárias e secundárias, lares de idosos, entre outras, e com investigação na área de Medicina de Abrigos, nomeadamente com o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS).
2ª Secretária: Mónica Roriz
Licenciada em Medicina Veterinária pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) em 2002. Diplomada em Medicina de Comportamento Animal pelas Escolas Nacionais Veterinárias Francesas (ENVF) em 2008. Responsável pelas consultas de referência de Medicina do Comportamento em vários Centros de Atendimento Médico Veterinário na região Norte do país desde 2003. Participação como oradora em várias ações de formação, webinares e palestras nacionais. Coorientadora de vários relatórios finais de estágios em mestrados integrados de Medicina Veterinária e de Enfermagem Veterinária. Convidada como jurada de relatórios finais de estágios de mestrados integrados em Medicina Veterinária no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS). Desde 2016 é docente convidada da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), lecionando aulas teórico práticas e consultas no âmbito da Medicina do Comportamento. Secretária da Assembleia Geral da Associação Portuguesa para a Intervenção com Animais de Ajuda Social (ÂNIMAS). Foi membro da Direção no seu ano de fundação (2011) e é desde 2017 Secretária da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento e Bem-estar Animal (PsiAnimal).
Conselho Fiscal
Presidente: Helena Moreira
Iniciou a sua vida profissional na área financeira, em 1996, mas mais tarde decidiu dedicar-se à medicina veterinária, tendo completado em 2011 o Mestrado Integrado em Medicina Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária (FVM-UTL), com a realização de dissertação sob o tema “Problemas Comportamentais nos Animais de Companhia”. Frequentou diversos seminários, congressos, formações e cursos, e acompanhou o trabalho de profissionais experientes na área do Comportamento Animal, ao nível da medicina veterinária, do treino e da modificação comportamental. Em 2014 completou a Pós-Graduação em Comportamento Animal – Medicina Comportamental, Técnicas de Treino e Terapias Assistidas do Instituto Português de Psicologia (INSPSIC). Desde então dedicasse ao exercício da Medicina Veterinária Comportamental, como médica veterinária e como treinadora. Para além das consultas e treinos, tem tido ainda oportunidade de lecionar aulas e workshops em escolas de treino, clínicas veterinárias e eventos na área dos animais. Em 2015 assumiu o cargo de Presidente do Conselho Fiscal da Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento e Bem-estar Animal (PsiAnimal), cujo desempenho mantém até à data atual. Os seus objetivos compreendem a aposta na formação contínua e a sensibilização da sociedade para a importância da correta comunicação entre as pessoas e os animais.
1º Vogal: Hugo Roby
Desde 1998 frequentou várias palestras em diferentes áreas e com os melhores especialistas: Ian Dunbar, Roger Abrantes, Turid Rugaas, Ádam Miklósi, Anders Hallgren, Daniel Mills, Patricia Mcconnell, Emily larlham, Kay Laurence, Helen Zulch, Sarah Whitehead, entre outros. De destacar a presença na conferência da The Association of Professional Dog Trainers (APDT) em 2009 (USA) e na ClickerExpo com Karen Pryor em 2016 (Dinamarca). As suas principais formações são de Treinador de Cães de Assistência para Pessoas com Deficiência em 2008, Clicker Trainers Competency Assessment Program, CAP2 em 2012 e Chicken Camp V com Bob Bailey em 2010/2012, Animal Training Seminar for Zoological Professionals com Ken Ramirez e Living & Learning With Animals – The Science & Technology of Behavior Change de Susan Friedman, ambas em 2015. Em 2009, foi assistente de Jean Donaldson na SPCA San Francisco (USA) em aulas a clientes e do curso de treinadores. Assistente convidado em várias formações na Europa de Grisha Stewart e de Kim Moeller e na “Woof! The European Training & Behaviour Conference: Thinking outsider the crate”. Co-organizador do terceiro curso mundial para instructores de “BAT” com Grisha Stewart e organizador do Seminário “Brain to Bite” com Chirag Patel. Foi educador canino voluntário na Associação Portuguesa para a Intervenção com Animais de Ajuda Social (ÂNIMAS), através da qual educou o primeiro cão de serviço para pessoas com deficiência auditiva em Portugal. Colaborou com o Hospital Veterinário do Porto, no qual fundou, juntamente com a Médica Veterinária Mónica Roriz, a sua Puppy School e foi responsável pelo curso de treinadores deste local. Foi educador canino no Canil Municipal do Porto, com o objetivo melhorar o bem-estar dos animais residentes e aumentar as adoções. Desde 2013 e até 2019 Certified Professional Dog Trainer- Knowledge Assessed. Desde 2009 Professional Full Member da The Association of Professional Dog Trainers (APDT). É Coach for Companion Animals TTouch Training, programa criado por Linda Tellington-Jones. Docente em vários em pós-graduações de Comportamento e Treino Animal do Instituto Português de Psicologia (INSPSIC) e do Centro Para o Conhecimento Animal (CPCA). É associado e membro dos órgãos sociais da Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento e Bem-estar Animal (PsiAnimal) desde 2017. Diariamente o seu trabalho incide em aulas de educação canina, especialmente na modificação de comportamento.
2º Vogal: Valter Gonçalves
Licenciado em Ciências do Meio Aquático pelo Instituto Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS-UP) em 2011 e com Curso de Mestrado em Toxicologia Analítica Clínica e Forense na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FF-UP) em 2017. Após a conclusão da licenciatura, iniciou a sua experiência como tratador e técnico de saúde e bem-estar animal. Os três primeiros anos foram passados em centros de recuperação e reabilitação de fauna selvagem na Holanda e no Canadá, trabalhando com as mais variadas espécies, entre as quais primatas, pinípedes, aves de rapina e passeriformes. Aquando do regresso a Portugal, ingressou numa nova experiência relacionada com animais de laboratório, área pela qual adquiriu um enorme interesse, dado o seu caráter experimental e associado ao bem-estar animal. Mas também trabalhou com animais selvagens em Portugal, e em contexto de jardim zoológico, tendo a oportunidade de contactar com rinocerontes, girafas, chitas e lince asiático. E ainda com tigres da Sumatra participando num trabalho de introdução de um macho e fêmea com o sucesso deste casal se conseguir reproduzir em cativeiro e que foi apresentado em congresso. É associado e membro dos órgãos sociais da Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento e Bem-estar Animal (PsiAnimal) desde 2017. Atualmente trabalha como tratador de animais e auxiliar técnico no Biotério do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3s).