Newsletter N.º 13
Abril 2015
Lançado o Livro 'What the dog knows: Scent, Science, and the Amazing Ways Dogs Perceive the World'
Abril 2015

Cat Warren, professora universitária e jornalista aposentada, passou os últimos sete anos a realizar buscas de cadáveres com Solo, o seu pastor alemão. Solo é um 'cadaver dog'. Aquilo que começou por ser uma forma de aproveitar a sua energia e irreverência, levou-a a explorar um universo fascinante de cães de trabalho e seus tutores.

Com entrevistas a psicólogos cognitivos, historiadores, médicos legistas, epidemiologistas, antropólogos forenses, criadores, treinadores e tutores, Warren convida o leitor a entrar nesse mundo através da partilha de diferentes experiências com o foco nas capacidades notáveis do cão nas parcerias que estabelece com os humanos.

Estudo sobre desgaste profissional em Medicina Veterinária
 

A que stresse estão sujeitos os médicos veterinários no exercício da sua profissão? Depois de lançar a discussão no Congresso Montenegro, o presidente da PsiAnimal, Gonçalo da Graça Pereira, conta agora com uma equipa de psicólogos e a colaboração da revista Veterinária Atual, na condução de um estudo sobre o desgaste profissional dos veterinários.

Para o efeito encontra-se disponível um questionário online, onde é fundamental a participação de toda a comunidade veterinária das diferentes áreas. As respostas são anónimas e este contributo pode ajudar a traçar o perfil desta situação em Portugal.

Mais Informação:
Estudo 'Understanding Cat Pain' - University of London
 

A School of Life Sciences da Universitade de Lincoln, Reino Unido, está a levar a cabo um estudo sobre a percepção da dor no gato. Esta compreensão é importante para melhorar o seu bem-estar. O projecto Understanding Cat Pain procura identificar os primeiros sinais de expressão de dor em gatos para ajudar tanto tutores como veterinários a reconhecerem essa emoção o mais rapidamente possível.

O projecto procura pessoas para colaborar como o envio de vídeos ou fotos dos seus próprios gatos, convidando ainda à participação num questionário online.

Mais Informação:
Seminário 'Medicina Forense, Comportamento e Bem-estar Animal' - PsiAnimal
18 Abril - 19 Abril 2015

Durante o fim-de-semana de 18 e 19 de Abril, vários profissionais estiveram reunidos no Hotel 3K Europa, em Lisboa, no primeiro Seminário em Portugal sobre Medicina Forense, Comportamento e Bem-estar Animal, organizado pela PsiAnimal e que contou com um painel de oradores de renome nacional e internacional. Presentes estiveram médicos veterinários (municipais e clínicos), psicólogos, representantes de algumas associações de protecção animal, mas também Juristas, Procuradores do DIAP e Peritos Forenses do Laboratório de Polícia Científica da Polícia Judiciária. Esta reunião com os diferentes profissionais presentes revelou a necessidade de que a análise de um caso de mau trato animal (independentemente da sua categorização) seja efectuada de uma forma pluridisciplinar e integrada, como já acontece noutros países.

No fim deste Seminário foi dada uma palestra em que os oradores (Anabela Moreira em parceria com o Presidente da PsiAnimal, Gonçalo da Graça Pereira) apresentaram as evidências acumuladas ao longo dos anos de que o mau trato sobre animais está de algum modo ligado a outros ilícitos criminais. Uma das áreas mais exploradas, e aquela que porventura maior atenção desperta, é a ligação entre o mau trato sobre animais e sobre pessoas, nomeadamente as que fazem parte do círculo familiar. Assim, o reconhecimento precoce de uma situação de mau trato animal deverá ser vista, além da protecção do animal, numa perspectiva de prevenção, através da sinalização de situações de risco.

Por tudo isto, este primeiro Seminário marca o arranque de uma nova era, não apenas na protecção animal, mas no início de um trabalho de equipas multidisciplinares que, ao actuarem de forma conjunta, irão quebrar o círculo da violência, assegurando também a protecção dos humanos.

Mais Informação:
I Curso Avançado: Direito (do) Animal – Instituto de Ciências Político-Jurídicas
4 Junho - 22 Junho 2015

Arranca no dia 4 de Maio a primeira edição do Curso Avançado de Direito (do) Animal no Instituto de Ciências Político-Jurídicas (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa), que decorrerá até 22 de Junho de 2015 sob a coordenação de Maria Luísa Duarte e Carla Amado Gomes.

Mais Informação:
Conferência Internacional de Alternativas à Experimentação Animal
8 Maio - 9 Maio 2015

A SPEDH - Sociedade Portuguesa para a Educação Humanitária, é a entidade responsável pela organização da 2ª Conferência Internacional de Alternativas à Experimentação Animal, que tem como principal objectivo o debate e troca de ideias no que diz respeito às alternativas à experimentação animal. A Conferência irá ocorrer já nos próximos dias 8 e 9 de Maio no Fórum de Picoas, em Lisboa, e conta com a presença de vários oradores nacionais e internacionais de renome.

Mais Informação:
Workshop Poldros de 1 ano
16 Maio - 17 Maio 2015

Nos dias 16 e 17 de Maio realiza-se o workshop 'Poldros de 1 ano' que dá continuidade ao 'VII Curso de pré desbaste de poldros ao desmame'.

Neste curso os formandos terão a possibilidade de assistir ao trabalho que pode ser desenvolvido com estes animais a fim de facilitar o processo de desbaste.

Mais Informação:
1º Congresso Internacional de Medicina Veterinária Legal
24 Julho - 25 Julho 2015

Nesta primeira edição do Congresso Internacional de Medicina Veterinária Legal serão abordados os aspectos legais relacionados com o exercício da medicina veterinária no Brasil e no Exterior, desde a rotina do exercício profissional à sua repercussão em diversas áreas, como, por exemplo, no curso de processos judiciais.

A estreia do Congresso ocorrerá no âmbito da programação do III Congresso Medvep de Especialidades Veterinárias em Curitiba, Brasil, no qual o Presidente da PsiAnimal, Gonçalo da Graça Pereira, será orador internacional convidado responsável por várias comunicações.

Mais Informação:
49º Congresso da Sociedade Internacional de Etologia Aplicada
14 Setembro - 17 Setembro 2015

O 49º Congresso da ISAE realiza-se este ano em Sapporo, no Japão e terá o tema central 'Etologia para uma sociedade sustentável'.

O principal objectivo da associação consiste em apoiar investigação básica e aplicada ao comportamento animal relacionado ao uso de animais.

Mais Informação:
AWSELVA-ECAWBM-ESVCE Conference 2015
30 Setembro - 3 Outubro 2015

Realiza-se em Bristol a AWSELVA-ECAWBM-ESVCE Conference 2015, entre os dias 30 de Setembro e 3 de Outubro, com o tema 'From Research to Practice'.

Este evento é uma organização conjunta do European College of Animal Welfare and Behavioural Medicine (ECAWBM), da Animal Welfare Science Ethics and Law Veterinary Association (AWSELVA) e da European Society of Veterinary Clinical Ethology (ESVCE).

A conferência irá incluir a participação de oradores convidados, apresentações de trabalhos submetidos, workshops, sessão de posters e ainda a oportunidade para o debate e discussão de ideias.

A submissão de resumos candidatos para apresentar na Conferência pode ser feita até à data limite de 11 de Maio.

Mais Informação:
10th International Veterinary Behaviour Meeting em associação com 3rd AMVEBBEA International Congress 7th Latin American Meeting of the AVLZ 2nd International Meeting of the CLEVe
11 Novembro - 13 Novembro 2015

A última edição do International Veterinary Behaviour Meeting teve lugar em Lisboa em Setembro de 2013. A organização do evento foi partilhada por 3 organizações, uma das quais a PsiAnimal. Em Novembro deste ano realiza-se a 10ª edição do IVBM, desta vez em Curitiba, no Brasil. Este evento, desde o seu início teve a originalidade e ousadia de reunir profissionais diferentes áreas e diversas partes do mundo num um único fórum. Com o tempo, assumiu maiores proporções e novos desafios, atraindo um número crescente de participantes a cada edição. Simultaneamente irão também decorrer os encontros da Associación Veterinaria Latinoamericana de Zoopsiquitatria, Colégio Latinoamericano de Etologia Veterinária e Associação Médico-Veterinária Brasileira de Bem-estar Animal, que constituem também a equipa organizadora.

A submissão de resumos candidatos para apresentar no Encontro pode ser feita até à data limite de 30 de Maio de 2015.

Mais Informação:
FECAVA-SEVC-AVEPA-FIAVAC
15 Outubro - 17 Outubro 2015

Este evento junta 4 grandes organizadores: a Southern European Veterinarian Conference (SEVC), Federation of European Companion Animal Veterinary Associations (FECAVA), Associación de Veterinarios españoles Especialistas en Pequeños Animales (AVEPA) e Federacion Iberoamericana de Asociaciones Veterinarias de Animales de Compañia (FIAVAC).

As palestras dedicadas ao comportamento animal decorrerão durante a tarde do primeiro dia e serão ministradas pelo Presidente da PsiAnimal, Gonçalo da Graça Pereira e pelo colega espanhol Tomas Camps.

As línguas oficiais são o inglês e o espanhol, no entanto, haverá tradução simultânea em francês, russo, português e polaco.

Mais Informação: