Newsletter N.º17
Dezembro 2015
Curso de Treino Tellling T-Touch
Dezembro 2015

O Centro para o Conhecimento Animal (CPCA) promove neste mês de Dezembro o primeiro Curso Certificado de Teelling T-Touch em Portugal. Este método foi desenvolvido pela treinadora Linda Tellington-Jones, também professora e autora de renome, e baseia-se em toques e movimentos circulares suaves, denominados “TTouch®, que induzem um estado de profundo relaxamento e desenvolvimento da percepção corporal, tanto em animais como em pessoas. Esta abordagem ao treino e bem-estar animal proporciona uma forma muito particular de aprofundar e fortalecer a relação com o animal, ao mesmo tempo que lhe garante uma sensação de segurança e estimula a sua autoconfiança.

Inovador e estimulante, este curso mudará o modo de trabalhar com animais. Com a duração de 2 anos, o curso é realizado por módulos, decorrendo os dois primeiros em Algés, nos períodos compreendidos de 14 a 16 e 18 a 20 de Dezembro, nas instalações do CPCA. Os primeiros módulos serão promovidos pelas formadoras Daniela Zurr e Lisa Leicht.

Saiba mais sobre o “Tellington T-Touch Training” no sítio eletrónico www.cpcanimal.pt ou directamente no link:  http://cpcanimal.pt/pt/servicos/formacao/tellington-ttouch/tellington-ttouch-para-animais-de-companhia/

Mais Informação:
Pós-graduação Etologia Clínica Veterinária
Janeiro 2016

Com início previsto para Janeiro de 2016, a Pós-graduação em Etologia Clínica Veterinária no Rio de Janeiro, destina-se à qualificação profissional de médicos veterinários. Este curso visa desenvolver nos profissionais a capacidade de compreender o comportamento normal (etológico) dos animais, as causas e origens dos problemas comportamentais, para assim poder prevenir, identificar e tratar os distúrbios comportamentais do cão, gato, cavalos e dos animais silvestres mantidos como domésticos. Esta pós-graduação inclui estágio obrigatório e tese final para obtenção do diploma.


Mais Informação:
Exploring Human – Animal Interactions
7 Julho – 11 Julho 2016

A International Society for Anthrozoology (ISAZ) vai realizar uma conferência dedicada à relação homem-animal. O evento terá lugar nos dias 7 a 11 de Julho em Barcelona. Entre os temas que serão abordados, destaca-se o conceito de empatia no estudo do relacionamento homem-animal e o abandono de animais de companhia e estratégias para o evitar. A submissão de abstracts decorre até ao dia 15 de Fevereiro e as inscrições para o evento abrem dia 1 de Janeiro de 2016.

Mais Informação:
Conferência ISAE Edimburgo
12 Julho - 16 Julho 2016

No âmbito das comemorações do 50º aniversário da International Society for Applied Ethology (ISAE), realiza-se em Edimburgo a Conferência anual ISAE entre os dias 12 e 16 de Julho de 2016. Depois de ter comemorado na capital escocesa os seus 25 anos de existência, a ISAE promove esta conferência pela segunda vez na cidade que a viu ser fundada em 1966.

Com o objectivo de continuar a incentivar e apoiar a investigação sobre o comportamento de animais na relação da sua utilização pelo ser humano, a ISAE promove mais um encontro entre etólogos de todo o mundo criando uma plataforma de partilha de novas descobertas e discussão dos novos caminhos sob o tema geral “Past and Future: Standing on the Shoulders of Giants”.

Para as diferentes sessões e áreas de discussão programadas poderão ser enviados abstracts no campo da Etologia Aplicada que deverão ser submetidos através do sítio na internet http://www.isae2016.co.uk/index.php/congress até ao dia 29 de Fevereiro de 2016. A primeira data de inscrição termina a 13 de Maio.

Mais Informação:
Canine Science Forum
28 Junho – 1 Julho 2016

O Canine Science Forum é um espaço interdisciplinar que reúne cientistas de diversas especialidades do mundo canino. Realizada a cada dois anos desde 2008, esta conferência é o principal encontro internacional que abrange a biologia, ecologia e comportamento de cães, lobos e canídeos relacionados.

O Canine Science Forum decorre em Itália e visa promover a consolidação interdisciplinar dos domínios da biologia canina, procurando uma melhor integração dos cães na sociedade moderna, assim como a discussão de boas práticas de investigação e a fomentação do seu bem-estar.

A conferência admite a submissão de abstracts até 10 de Março. As datas limite para inscrição Early Bird são a 1 de Abril e inscrição regular a 10 de Maio de 2016.

Mais Informação:
Wokrkshop “Animal and Human Emotions”
17 Maio – 22 Maio 2016

No estudo do comportamento animal, as emoções deixaram nas últimas décadas de ser um assunto tabu, sendo actualmente vistas como adaptações evolutivas ao ambiente, mas também um processo importante nas dinâmicas sociais. O objetivo deste Workshop é destacar as novas perspectivas sobre emoções animais e seres humanos. Este encontro reúne figuras de destaque na ciência aplicando um método evolutivo e uma abordagem interdisciplinar aos mecanismos básicos das emoções, em busca de uma melhor compreensão da forma como se organiza o seu comportamento. O workshop conta com estudantes e investigadores das áreas da Etologia, Psicologia, Psiquiatria, Neurociências, Robótica e Antropologia. Acolhido pela School of Neuroscience do Centro de Erice “Ettore Majorana” (Itália), este encontro é apoiado pelo governo italiano e organizado por Pier Francesco Ferrari da Universidade de Parma e Frans de Waal da Universidade norte-americana Living Links, Emory University.

As inscrições deverão ser feitas até 15 de Março de 2016.

 

Mais Informação:
1ª Conferência Internacional “Human Behaviour Change for Animal Welfare”
19 Setembro – 21 Setembro 2016

A primeira conferência em Human Behaviour Change for Animal Welfare decorre já em 2016, tendo lugar na pequena cidade britânica de Dorking. Numa abordagem que visa a importância da mudança do comportamento humano (HBC) no trabalho de bem-estar animal, este encontro procura educar sobre os elementos centrais da teoria HBC através das apresentações de especialistas de renome, envolvendo a colaboração interdisciplinar, a inovação e a política.

Esta conferência será a primeira dedicada em exclusivo a esta área de estudo emergente e cada vez mais aceite como uma parte central do trabalho em bem-estar animal.

Serão aceites submissões para comunicações orais e apresentações de pósteres até 4 de Abril de 2016. A data limite para inscrição Early Bird é a 31 de Março de 2016.


Mais Informação:
“Exploring cultural influences on the perception of human-directed aggressive behaviour in dogs”
Estudo científico

Considerada a questão comportamental mais grave em cães por todo o mundo, o comportamento agressivo dirigido a humanos (HDAB) é o foco deste estudo que visa explorar as causas e as percepções sobre o assunto e a forma como podem ser interpretadas em diferentes culturas.

O objectivo é criar um quadro científico para compreender este tipo de agressividade e agir de forma eficiente perante o problema.

Mie Kikuchi e Daniel Mills, da Universidade de Lincoln, são os promotores desta investigação que se propõe a investigar se a percepção de HDAB difere em função de factores culturais.

Convidam-se assim tutores e não-tutores de cães a participar no estudo através do preenchimento de um questionário disponível online (aqui: http://bit.do/human-directed-behaviour-in-dogs) de modo a apoiar e contribuir com a pesquisa através da sua experiência e percepções.

As informações gerais do estudo podem ser consultados em

http://lifesciences.blogs.lincoln.ac.uk/2015/10/20/exploring-cultural-influences-on-the-perception-of-human-directed-aggressive-behaviour-in-dogs/

Mais Informação:
Regularização de quotas para o ano de 2016
.

O pagamento das quotas referentes ao ano de 2016 poderá ser efetuado por transferência bancária para conta com o seguinte NIB: 0033 0000 4541 1769 9700 5.

Relembramos os sócios que, caso pretendam tornar-se Membros da Associação Europeia de Etologia Clínica Veterinária (ESVCE) poderão fazê-lo através da PsiAnimal, usufruindo assim de uma quota mais baixa nesta Associação. Assim, quem pretender inscrever-se ou renovar a quota da PsiAnimal com a quota da ESVCE, deverá avisar o Secretariado e fazer uma transferência no montante de 50 euros.

Os sócios que pretendam apenas manter-se na PsiAnimal deverão transferir o montante relativo à quota anual.

Boas Festas!
.

A PsiAnimal deseja a todos os seus sócios e amigos

umas Boas-Festas e um Feliz Ano de 2016!