Quem Somos

A PSIANIMAL - Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento e Bem-estar Animal é uma associação criada por um grupo de profissionais com um profundo interesse na área do comportamento e bem-estar animal. Apesar da sua criação recente, os fundadores deste projecto estavam há muito desejosos de poderem contribuir na divulgação e desenvolvimento da terapia comportamental e bem-estar em animais (não humanos) em Portugal.

Ao longo destes anos, e para consolidar os nossos desejos e objectivos reunimos uma equipa multidisciplinar constituída por médicos veterinários, biólogos, etólogos, psicólogos, antropólogos, entre muitos outros profissionais, tendo todos um mesmo propósito: a concretização duma associação portuguesa forte com projecção nacional e internacional em comportamento e bem-estar animal. As metas propostas pela PSIANIMAL são diversas.

Aspiramos, pelo nosso trabalho de investigação e pedagógico, a tornarmo-nos numa entidade nacional de qualidade que poderá apoiar, em frentes diversas, entidades públicas e /ou privadas podendo, inclusive, participar em projectos de regulamentação de actividades relacionadas com o bem-estar animal e a terapia comportamental, assim como colaborar junto das escolas/ âmbito escolar para dar a conhecer a existência de problemas comportamentais, e assegurar medidas profiláticas.

A PSIANIMAL tenciona valorizar e dar a conhecer toda a riqueza desta área ainda muito pouco desenvolvidaem Portugal. Felizmente, a procura crescente junto da população em geral e a nível académico fortaleceu as nossas convicções na necessidade imperativa da criação desta associação. Gostaríamos para tal, apoiar todos aqueles que desenvolvem investigação em animais (não humanos), colaborar e ajudar na edição de publicações que possam contribuir para a divulgação do conhecimento na área de terapêutica comportamental e bem-estar animal, e finalmente promover qualquer intercâmbio de conhecimento e experiências entre organismos nacionais e estrangeiros quer ao nível da formação, quer ao nível da prática profissional.